A POSTA NO KETCHUP

gse_multipart18694.png


Blog com Tomates parece-me uma designação que não encaixa mal, aplicada ao charco. Isto se tivermos em conta a definição de quem engendrou o conceito, a Brit Com, da seguinte forma:
Considero um blog com tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano.

E a Emiéle achou que o Charquinho enfiava bem a carapuça e agora, dentro do espírito da coisa, compete-me nomear os cinco espaços que considero enquadrarem-se melhor nesta definição.
E a tarefa é mais fácil desta vez, pois a nomeação depreende um critério que não depende da ligação afectiva a quem bloga mas sim à análise das características do seu trabalho.
Isto soa-me muito mais razoável e oportuno do que os costumeiros pretextos para lincar a malta amiga, mesmo que seja fácil adivinhar esse pendor na maioria das nomeações.

Seja como for, e porque a iniciativa me merece o reconhecimento da diferença acima (a isto somando o facto de a nomeação do charco ter origem na que considero um dos símbolos mais representativos da blogosfera portuguesa, nomeadamente no sector feminino da coisa), vou alterar o meu hábito neste domínio e dar sequência à corrente que tem crescido de forma exponencial.
Nomeio e explico porquê, como segue:

Bitaites – Quando decidem falar contra o que está mal fazem-no de forma acutilante, inteligente e sem meias-tintas. E esse estilo soa-me eficaz na defesa de quaisquer direitos.

Troll Urbano – Basta a presença da minha ex-colega afixadeira Isabel Faria (parabéns pelo 32º aniversário!) para garantir que os direitos, liberdades e garantias constituem uma prioridade de qualquer blogue. Mas o resto da equipa também possui tradição nessa matéria.

Faz de Conta – A Jotapê já foi nomeada por alguém, mas eu insisto nessa tecla. Porque não tem papas na língua no momento de arriar a giga e o seu espaço reflecte uma preocupação com os temas enquadráveis no âmbito da definição que justifica este prémio.

Ponto sem Nó – É fácil desmentir quem pense que esta nomeação se fundamenta apenas na minha ligação próxima à Mar. Basta convidar esse alguém a dar uma vista de olhos ao Ponto e não será difícil encontrar as palavras (e os “tomates”) que justificam as ideias que a nomeação em causa representa. E este gesto, por inerência.

Pópulo – Não sei se isto viola as regras da coisa e se sim, paciência. Mas nunca hesitaria em apontar o blogue da Emiéle como um dos exemplos indispensáveis do que considero um verdadeiro Blog com Tomates.
Mais do que um exemplo constitui para mim uma referência.

E ficam assim entregues as "estatuetas" (talvez uma réplica dourada dos caixotes de madeira onde expõem a mercadoria nas mercearias), esperando o je que o Charquinho continue a simbolizar os elevados valores que esta distinção premeia, blá blá blá, e agradeço ao realizador, ao produtor, à vizinha de cima, blá blá blá...
publicado por shark às 10:50 | linque da posta