A POSTA NOS INSEGUROS BARATOS

É muito raro dar-me para escrever acerca de matérias relacionadas com o meu ofício, até porque um dos problemas mais sérios que enfrento é precisamente a escassez de oportunidades, ao contrário do que a voz do povo reclama, para mostrar a dentuça quando as coisas não correm como deve ser. Isso, parecendo que não, tira metade da pica à função e eu sinto desaproveitado o meu talento inato para morder onde mais lhes doa.

 

Sou agente de seguros, como algures já referi, e este meu dia tem sido marcado pela sucessão de desabafos de consumidores contra a actividade seguradora. Eu começo logo a afiar o cutelo mas lá está: afinal existe um ponto em comum entre as queixas que me aterraram no colo e esse é terem origem em seguradoras baratas, de vão de escada.

Fico sempre espantado com a surpresa de quem julgava ter feito um bom negócio, poupando umas coroas porque os seguros são todos iguais, blá blá blá. É que no fundo a questão coloca-se nos seguintes termos: se comprarmos uma frigideira na loja do chinês e a compararmos com uma outra, mais cara, adquirida num estabelecimento normal, é claro que ambas se chamam frigideiras e destinam-se a uma mesma necessidade mas é provável que a mais baratinha (que parece tal e qual a outra) seja porreira até ao dia em que sai do armário para enfrentar a prova de fogo da utilização e aí é que a porca torce o rabo…

 

Não há milagres na economia globalizada. Se algo é estupidamente mais barato que um bem ou serviço teoricamente igual a oferta é muita e o pobre deveria desconfiar.

É que se uma frigideira marada pode ainda assim estrelar mais ou menos um ovo, no caso de um contrato de seguro (como hoje pude constatar, pois um dos casos por resolver envolve dinheiro que se veja e já se arrasta desde Agosto…) a coisa pode dar para o torto de mil e uma maneiras quando o assunto é gerido por gaiatas e gaiatos a prazo num call center.

 

E as proporções do problema dão quase sempre para pagar não só várias frigideiras das boas mas também um trem de cozinha completo e de marca consagrada.

publicado por shark às 16:45 | linque da posta | sou todo ouvidos