LIVRE ARBÍTRIO

b2.jpg

Os seus alegados cúmplices conseguiriam a custo voar para o jipe da GNR que zarparia pouco depois de se instalar a confusão. Mas o principal acusado pela populaça embicou na direcção oposta, azar o dele, e corria agora diante de uma multidão armada de forquilhas, de paus e de todo o tipo de objecto contundente que lhes ocorria empunhar.

Dirigiu-se para o centro da aldeia e atravessou o largo do pelourinho em passada larga, ainda equipado, com as calças apertadas numa mão. As calças, e a carteira dentro delas, haviam determinado a sua fuga em sentido contrário ao dos seus auxiliares. Suava em bica sob o calor tórrido da tarde de Verão, mas nem lhe passava pela ideia abrandar a corrida.

Já se ouviam os gritos exaltados da turba que invadia a aldeia em perseguição do réu quando o fugitivo chegou ao adro da igreja. À porta, o padre fez-lhe sinal para entrar no templo. Bastara-lhe olhar para o equipamento do desgraçado para lhe adivinhar a aflição. E ele entrou, em pânico, enquanto o prior fechava as portas atrás de si.
Siga para aquela porta à direita, homem de Deus!, disse o padre. Dentro da pequena sala, o fugitivo percebeu que não existia escapatória. Nem uma pequena janela.
Vista isto depressa!
A vítima potencial de linchamento hesitou durante dois segundos e depois enfiou a farpela. As pancadas na porta soariam pouco depois. O homem estremeceu.
Enfie-se no confessionário!
E o infeliz, ainda com as calças numa mão, correu para o interior do pequeno espaço em madeira. Susteve a respiração, quando ouviu as vozes exaltadas que interrogavam o padre acerca do paradeiro do gatuno. O pároco, firme, correu com o pequeno destacamento da igreja e ainda os ameaçou de excomunhão caso não aparecessem no dia seguinte para pedir a absolvição do Senhor.

Muitas horas mais tarde, com a aldeia envolta num manto de breu que a madrugada trouxera, o árbitro disfarçado de viúva idosa atravessou em bicos de pés a aldeia que desonrara por não assinalar o penaltie que evitaria a despromoção da equipa à segunda divisão distrital de futebol.
publicado por shark às 10:20 | linque da posta | sou todo ouvidos