A POSTA DE CARNAVAL

ilusao%20optica.JPG
Foto: sharkinho

Sempre que visito um blogue dou bastante atenção às ilustrações que os colegas seleccionam para cada uma das suas postas. Em casos específicos, o profundo sentido de humor do blogueiro revela-se no "boneco" (ou na boneca) que escolhem a dedo para adornar os seus textos na paródia.
Tenho encontrado de tudo nessa matéria e, regra geral, fico surpreendido com a originalidade do critério. Outras vezes impressiona-me o arrojo. E outras ainda deixam-me estarrecido pelo desplante de quem as publicou.

Algumas fotografias de aparência inocente, quase pueril, podem funcionar como autênticos insultos quando integradas no contexto de determinada posta ou de quem a escreveu. São um recurso valioso para quem bloga nas entrelinhas (e às vezes é nelas que se encontra a "caricatura").
Mas claro que nem sempre a escolha é suficientemente discreta para evitar que um malabarismo genial se transforme numa lamentável exibição de esperteza saloia.
É um risco que se corre quando gostamos de brincar com coisas sérias.

Como no caso dos que brincam com o Carnaval fora de época, tentando disfarçar uma piada de gosto duvidoso com uma rábula fotográfica que jogue com determinadas parecenças físicas. A tentação do oportunismo, da brincadeira fácil em proveito próprio (o gozo interior), pode trair o melhor dos propósitos.
E ainda há, sobretudo no estrangeiro, quem tente ludibriar as "audiências" com uma variante: explorar as alegadas parecenças para darem o ar de que algum dia estiveram próximos de alguém que, afinal, deles (bad jokers) só procura distância.

E eu dou-vos um exemplo concreto:
Digam lá assim de repente se o gajo vestido de preto na foto não é parecido o suficiente com vocês-sabem-de-quem-eu-estou-a-falar para poder armar-me aos cucos, um aprendiz de paparazzi, enquanto autor e seleccionador do "boneco" ideal para fazer valer o meu ponto de vista?

Garanto que não estou a brincar.
Levo muito a sério estas coisas...
publicado por shark às 00:31 | linque da posta | sou todo ouvidos