O PÚBLICO QUE BLOGA

O jornal O Público (online) acaba de abraçar um curioso vínculo com a comunidade bloguista (ou blogueira, ou blogger, como prefiram) como dá conta AQUI.
Para quem anda nisto há uns tempos, ainda estão relativamente frescas as memórias da desconfiança latente dos primórdios relativamente à reacção da Imprensa perante o surgimento e proliferação dos blogues.
Acusações de plágio, de desdém e, não raras vezes, de pura e simples omissão dos blogues enquanto fontes de peças publicadas constituiam a face visível de um certo desconforto instalado nas relações entre os media e a blogosfera.

Esta iniciativa d'O Público, agora que assenta o pó do boom bloguista e o rumo dos acontecimentos permite descortinar mais oportunidades do que ameaças de parte a parte, vem confirmar o amadurecimento da blogosfera (que se traduz na acentuada e visível segmentação dos espaços activos) e consequente ocupação do espaço que lhe está destinado, tal como representa o reconhecimento por parte de alguma Imprensa da óbvia utilidade dos blogues enquanto medidores do pulso de uma parte significativa da Opinião Pública.

Tomei conhecimento desta excelente notícia no blogue da Azoriana, onde podem encontrar outra impressão favorável a este passo histórico d'O Público no sentido de uma ligação tão pertinente quanto desejável.
Tags:
publicado por shark às 10:47 | linque da posta | sou todo ouvidos